quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SUPERSTIÇÃO


Você é supersticioso? Bem sou e não sou. Sempre assisto aos jogos no Couto sempre no mesmo lugar, tenho minha cadeira, sempre deixo uma cadeira vaga ao meu lado em homenagem ao meu falecido pai e se não assisto no meu ligar ou não deixo uma vaga acabo não gostando e se perdemos o jogo a culpa é por esse motivo. É superstição, assim como uso uma camisa se o time vence, uso a mesma camisa na próxima partida e assim por diante. Agora me digam que culpa tem a coitada da camisa se o meu time não jogou bem e perdeu a partida. Coisas como essa fazem a mística do futebol. Vai dizer que você nunca chamou alguém de pé frio, não colocou aquela camisa, pois ela dava azar? Bem eu sempre faço isso. Fazendo algumas pesquisas na internet verifiquei que isso acontece no mundo inteiro. Um dos relatos que encontrei é de uma Portuguesa que conta que seu marido torcedor do Sporting não a deixa assistir a nenhum jogo do seu clube, pois ela da azar. Ela conta que desde o namoro todas as partidas em que ela viu pela TV com o namorado o Sporting foi derrotado. Essa maré de azar passou também para a Seleção Portuguesa que perdeu a Euro. Vale apena conferir o relato dela, é muito engraçado. Segue o Link da página. Em outros relatos que pude verificar na internet fala sobre a Copa do Mundo de 1974, onde tínhamos o nada supersticioso Zagalo como treinador. Ele e seu inseparável numero 13. E por incrível que pareça teve várias coincidências relacionadas com este número. Vejam, o campeonato começaria dia 13 de junho, os gols decisivos contra o Zaire foram marcados, o primeiro aos treze minutos e o terceiro pelo ponta Valdomiro (Camisa 13); o jogo contra a Alemanha Oriental, que reacendeu as esperanças pátrias, foi no dia 26 (como se sabe, duas vezes treze); o jogo contra os argentinos foi o décimo - terceiro em campo neutro. Houve quem se lembrasse, com muita argúcia, de que antes do jogo com o Brasil, os holandeses haviam marcado doze gols. Conseguiriam fazer o décimo - terceiro exatamente contra Zagalo? “Não só conseguiram como Neeskens, seu autor, trazia nas costas, bem nítido, o número 13.” A superstição não esta ligada apenas ao futebol, mas esta relacionada a todas competições. Na formula 1nosso principal piloto relata a sua a um grupo de jornalistas: “Tenho uma superstição com a cueca, que é a mesma no sábado e no domingo. Vai ser ela de novo. Tenho várias outras superstições que, se fosse contar, a gente não sairia daqui. Mas o principal é fazer tudo direitinho para sentar no carro e me sentir bem. A superstição não ajuda na corrida em si, mas colabora para me sentir melhor.” E acredito que realmente seja bem isso a superstição a principio nos ajudar a nos se sentir melhor.
E você tem alguma superstição? Mande pra gente.

Nenhum comentário: